
DIANÉTICA

"...você não é seu nome, não é seu trabalho, você não é a roupa que veste nem o bairro onde mora. Você não é seus medos, fracassos nem seu passado. Você é esperança, imaginação. Você é Poder de mudar, de criar e de fazer crescer. Você é um Espírito que não morrerá nunca e não importa quantos golpes receba, voltará a pôr-se de pé."
L. Ron Hubbard
A palavra dianética vem do grego dia, que significa “através” e nous, “mente” e é uma técnica terapêutica criada no final dos anos 50 pelo cientista e escritor L. Ron Hubbard.
Ele identificou que a fonte dos pesadelos, insônias, medos irracionais, transtornos, inseguranças e doenças psicossomáticas são decorrentes dos conteúdos que ficam armazenados inconscientemente em nossa psique. Hubbard classificou a mente humana em duas partes, Mente Analítica e Mente Reativa.
Mente Analítica é a parte lúcida, que nos ajuda a gerenciar de forma consciente a nossa vida e Mente Reativa é a parte inconsciente, que reage sem controle aos acontecimentos, pois tem um conteúdo para nós desconhecido.
Hubbard diz que nossa vida tem um único objetivo: sobreviver, energia que está em nós desde que fomos gerados, ainda no útero. O que nos ajudará a ter a melhor sobrevivência é uma Mente Analítica o mais livre possível de interferências, para que possamos tomar as decisões certas, gerando uma vida abundante e feliz.
Energias prejudiciais acumuladas por traumas e outros acontecimentos na Mente Reativa nos fazem agir de forma inconsciente e a tomar decisões puramente emocionais, de forma quase hipnótica, nos levando a uma jornada de sofrimento. A Terapia de Dianética nos livra desse acúmulo, conscientizando esses momentos traumáticos e suas consequências.
A aplicação da técnica é feita em sala física ou online, desde que seja um ambiente privado e a sessão não tenha interrupções. O terapeuta conduz o paciente para ajudá-lo a chegar no exato momento em que houve o registro do trauma na Mente Reativa. Nesse momento, a carga emocional acumulada será descarregada e, uma vez conscientizada, não mais exercerá poderes inconscientes sobre a pessoa.
Dessa forma, a energia que estava presa volta a ser energia vital, trazendo a alegria de viver e capacidade de lidar com a vida no aqui e agora.
